
Empresa Rentável… O objetivo de todos os Empresários!
Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
6 Fevereiro 2019
É bastante comum, entre donos de PME’s, o sentimento de que o dinheiro gerado e o lucro das suas empresas estão muito aquém do esforço e do tempo lhes dedicam.
Na maioria das vezes questionam-se:
– O que posso fazer mais?
– Trabalhar mais? Mais horas?
– Pedir horas extraordinárias à minha equipa?
– “Gastar” mais dinheiro em Marketing?
Proponho-vos que pensem nestas 3 questões:
1. Conheço perfeitamente a realidade do meu negócio?
O que não se mede não se gere.
2. Sei o que quero alcançar?
Se não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve…
3. O que posso fazer de DIFERENTE?
Insistindo em seguir o mesmo caminho de sempre, não chegarei a um destino diferente do já alcançado anteriormente.
Quando pergunto aos meus clientes sobre o que precisam para aumentarem os seus Lucros, quase invariavelmente a resposta é: “Preciso de mais Vendas e para isso preciso de mais Clientes!”
Serão realmente esses os 3 pontos fundamentais onde nos devemos focar para que a nossa empresa cresça? A resposta é … Não! Até porque, alcançar mais clientes poderá não significar um grande volume de vendas, assim como um grande volume de venda também pode não significar a obtenção de grandes lucros.
Independentemente da área de negócio, da dimensão da empresa, da sua localização ou do nrº de colaboradores, a fórmula que permite aumentar os lucros é a mesma, e não se limita a esses 3 factores, mas sim em 5 outros que os impactam de forma directa.
Só incrementando o nr de potenciais clientes que nos procuram, melhorando a nossa taxa de conversão, aumentando o nr de transacções de cada cliente e a sua venda média e obtendo melhores margens, teremos uma alavancagem substancial em Clientes, Vendas e Lucros.
Conhecer e dar especial importância ao que está em nossas mãos, ao que temos “em casa”, sem investir de forma desmedida em Marketing, significa na maioria das vezes e por si só, um aumento de vendas e de lucros.
Como?
– Conhece bem as margens dos seus produtos? De quem depende o aumento das suas margens? O que pode fazer para aumentá-las?
– Sabe qual é o seu nr médio de transações por cliente e o seu valor médio de venda? A solução para incrementar estes dois fatores não estará nas suas mãos?
– E a taxa de conversão de Leads em Clientes? Se os seus potenciais clientes já vos bateram à porta, de quem depende a concretização da venda? Não estará ao seu alcance fazer algo?
No que respeita ao Marketing, temos de o ver como um Investimento e saber exatamente qual é o nosso publico alvo, onde estão essas pessoas, o que realmente procuram e de que forma o nosso produto/serviço lhes vai servir e fazer a diferença nas suas opções.
Existem centenas de estratégias para implementar em cada uma das 5 àreas que permitem alavancar um negócio, apenas precisa de identificar quais as que pode facilmente avançar e se manter focado nos resultados que pretende alcançar!
Aguardo os seus comentários a este artigo e, acompanhe o site da ActionCoach Lisboa, onde são publicados workshops e eventos direcionados para empresários.
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