Como elaborar um Plano de Negócios

Susana Bugalho - 06/03/2019

Como elaborar um Plano de Negócios

Gerir uma empresa sem qualquer plano é como pilotar um navio sem ter conhecimento do destino, das correntes e dos ventos aos quais estamos sujeitos.

Preparar um plano de negócio poderoso é o primeiro passo para que o seu negócio tenha sucesso e lhe proporcione um melhor estilo de vida, com propósito e paixão.

plano-negócios

O seu plano de negócios não se deve cingir apenas a detalhes puramente financeiros, pois uma empresa necessita de se focar em muito mais áreas para poder crescer, de forma saudável e sustentável.

 

Por este motivo, a Estrutura Ideal do Plano de Negócios:

  1. Sumário Executivo: Breve resumo do seu Plano.
  2. Histórico da Empresa: É importante olhar para o passado, aprender com o caminho percorrido e se energizar com desafios superados e objetivos alcançados!
  3. Análise SWOT: Conhecer bem a sua empresa, todos os fatores internos (fraquezas e pontos fortes) e os fatores externos (oportunidades e ameaças).
  4. Análise do Mercado: Fazer um levantamento do mercado onde está inserida a sua empresa, conhecer bem os seus clientes e os seus concorrentes, dar-lhe-á uma vantagem estratégica!
  5. Plano de Marketing: Definir quais as estratégias a implementar ao longo dos 5 anos, qual o seu mercado alvo, em que se diferencia…
  6. Plano de Vendas: Identificar a sua perspetiva de evolução de vendas ao longo dos 5 anos.
  7. Plano de Operações: Identificar qual deverá ser o foco nas operações, em que se deve focar a equipa, identificação de milestones…
  8. Plano Financeiro: Projeção das Receitas, Custos, Lucros e CashFlow, Demonstrações de Resultados, Balanço, Análise de Margens…
  9. Estratégias a implementar e Plano de Ação
  10. Apêndice de informações relevantes

 

Identificamos 7 Razões pelas quais deve preparar um Plano de Negócios a 5 anos:

  1. Design: Quando se dedica ao planeamento, tem a oportunidade de analisar todos os dados da sua empresa (financeiros, comerciais, operacionais) e com eles desenhar ou redesenhar o seu negócio. Muito provavelmente vai identificar de imediato oportunidades de melhoria, que até então não se tinha dado conta;
  2. Alinhar: Oportunidade de alinhar os objetivos e expectativas dos sócios, acionistas, equipa, família…
  3. Foco: Estará e manter-se-á focado no negócio, no plano de ação, com um objetivo concreto em mente;
  4. Atrair: Com um plano de negócios bem estruturado, atrairá uma equipa executiva de alta qualidade. Lembre-se que, para a sua empresa crescer, terá de contar com bons profissionais e será mais fácil atraí-los mostrando-lhes que tem bem definido qual o rumo a seguir.
  5. Capitalizar: Caso seja necessário capitalizar o seu negócio através de fundos, será imprescindível ter um bom plano de negócios.
  6. Crescer: Ao preparar um plano de negócios a 5 anos, terá a oportunidade de analisar com clareza quais as estratégias necessárias a implementar, em cada momento, para que a sua empresa cresça de uma forma sustentada, com incremento de Valor, Lucro e Dinheiro.
  7. Vender: Planear o crescimento de uma empresa, dar-lhe á opção de escolha, em que a venda da mesma poderá ser de facto uma opção. Se esta possibilidade se verificar, ter um plano de negócios credível e exequível é fundamental.

 

 

business coaching

O que é o PlanningCLUB?

O PlanningClub é um produto que disponibiliza o acesso a uma plataforma online, onde são introduzidas todas as informações a constar no Plano de Negócios a 5 anos. É uma ferramenta dinâmica, com atualização automática dos mapas financeiros e gráficos, sempre que são alteradas premissas de vendas, custos, rácios, etc…

 

Destina-se a todos os empresários que pretendam:

– Construir um Negócio Saudável;

– Valorizar o seu Património;

– Aumentar a Faturação;

– Aumentar o Lucro;

– Aumentar o Cash Flow.

 

Com o PlanningClub terá acesso a mais de 1.100 estratégias possíveis para aplicar no seu negócio, que lhe garantirão a sua expansão e crescimento, alcançando o Sucesso!

Ao participar no Workshop PlanningClub, terá a oportunidade de analisar com mais detalhe cada uma das áreas de um Plano de Negócios, bem como conhecer as ferramentas associadas e que são extremamente importantes para identificar quais as principais áreas onde existem oportunidades de melhoria.

plano-de-negocios-3

 

O PlanningClub inclui:

  1. Acesso ao Portal do Cliente
  2. 6 Formas de melhorar o seu fluxo de caixa
  3. 6 Formas de melhorar os seus lucros
  4. Quadro com 571 estratégias, para as Áreas Chave
  5. Guia Semanal de Estratégias para melhorar as diferentes áreas da sua empresa
  6. Folha com as principais estratégias para fazer crescer o seu negócio
  7. 12 meses de acesso ao seu plano e ferramentas para modelar o seu negócio on-line
  8. Suporte de um Business Coach para preencher os dados da sua empresa.

 

Já fez o seu Plano de Negócios?

Controle as finanças da sua empresa com 13 semanas de antecedência!

Preencha os dados a baixo para receber o nosso Mapa de Tesouraria no seu email..

Susana Bugalho

Susana Bugalho

Posted in

Partilhar: