BLOG

Foco, precisa-se!

24 Janeiro 2020

Actioncoachlisboa Foco 06

Foco, precisa-se!

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

A correria de fim do ano acentua a tendência natural de muita gente que saltita de tarefa em tarefa, de local em local, ou mesmo de tema em tema numa conversa intercortada e interminável…

Isto também lhe acontece?

Ser um saltitão é um modo de vida baseada na escolha apriorística e sem nexo de quem não agenda porque não planeia, não planeia porque não tem tempo e não tem tempo porque a sua vida é diferente de todos os outros comuns mortais. 

Também se revê neste modo de vida?

Então é tempo de parar para pensar e, mais importante, perceber com base numa análise honesta consigo próprio, qual a razão ou razões subjacentes a este caos.

A tecnologia proporciona-se uma falsa sensação de ubiquidade, porque podendo estar sempre conectados, achamos que podemos estar em todo o lado e não fazemos mais do que saltitar quer nas redes sociais, quer entre email e smartphone – qualquer tipo de Messenger, chat  ou WhatApp…  ou mesmo com uns magníficos airpods, que nos permitem gesticular enquanto falamos ao telemóvel, estando este no bolso ou, melhor ainda, no seu smartwatch!

Todavia, isto não lhe dá o direito de se tratar mal e de saltitar, porque o cansaço vai ser extremo e a insatisfação de nada ou muito pouco conseguir terminar, ainda pior. Agrava-se ainda a situação quando percebe aquele sentimento de culpa latente, por não estar a dar a atenção devida aqueles que são mais importantes na sua vida: família e amigos.

Então o que é que lhe está mesmo a faltar?

Se já tem todos os gadgets e cada vez tem menos tempo e se sente pior por não fazer o que deve e quando deve, então o que lhe falta mesmo é foco!

Foco, exatamente como quando faz zoom na sua máquina fotográfica ou smartphone para poder ver o que é importante na fotografia e não ter uma visão alargada em que nada é efetivamente relevante.

Foco está intimamente ligado, a meu ver, com mindfulness:  estar presente no presente, sem viver nas recordações do passado, ruminando no que poderíamos ter feito de maneira diferente;  nem em projeções vagas sobre o bom ou muito bom que o futuro configura, e que não sabemos se vai efetivamente acontecer, porque não temos a certeza do que queremos e somos capazes; e fazer o que é essencial fazer no presente!

Foco deriva da disciplina, daquilo que o motiva diariamente e da sua determinação de querer ser melhor e não fazer mais. Se for melhor, porque faz o que tem que fazer no presente, então não terá que fazer mais para conseguir os resultados que quer alcançar.

Conhece a expressão anglo-saxónica; don’t work harder, work smarter? Pois é, para trabalhar melhor precisa de se focar no importante e não no urgente, deixar de ser o bombeiro involuntário, que apaga fogos todos os dias, os seus e os postos pelos outros, e obter os resultados que equacionou porque planeou, agendou e cumpriu!

Parece-lhe bem?

Então lembre-se: Foco, Precisa-se!  E quem precisa é você mesmo!

Foco irá ajudá-lo a ter os resultados que quer ter muito mais facilmente, com menor esforço e muito mais satisfação, tonando 2020 o Melhor Ano da sua Vida!

Emília Alves

Emília Alves

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, Inglês e Alemães, aprofundando a área da formação através de uma Pós-graduação e Certificação em Liderança Estratégica por Valores e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e Coach certificada. Carpe diem é o seu motto e sente que gostaria de ter muitos anos de vida para fazer tudo aquilo que gostaria de fazer como pessoa e como Coach, na senda da excelência e da maximização do seu potencial e dos seus coachees.

Partilhar:

Destaques

Agende já a sua sessão grátis

Experimente a nossa sessão de coach individual sem risco nem compromisso