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@ Management

Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
18 Março 2019

O email é uma ferramenta imprescindível no mundo empresarial!

 

Porém, é muitas vezes utilizada como chat, fazendo com que os seus utilizadores não comuniquem entre si verbalmente, dando lugar a mal entendidos e por vezes algum distanciamento. Além disso, se não for utilizado de forma organizada e consciente, faz com que se despenda demasiado tempo, dado o enorme volume de emails trocados, muitas vezes sem teor realmente importante.

Tem noção do tempo que você aloca à sua caixa de email diariamente, seja para visualizar mensagens, organizar, limpar, procurar emails antigos, etc.?

E a sua equipa?

Já pensou no que poderão fazer quando reduzir o número de horas que você e a sua equipa alocam ao email? Podem-se dedicar a sistematizar e simplificar processos ou a dar mais atenção aos clientes … ou simplesmente fazer com que estejam todos mais focados em fazer o importante para o seu negócio!

A menos que desempenhe uma função para a qual a caixa de email é a principal ferramenta, não há qualquer razão lógica para que esteja constantemente aberta ao longo de todo o dia de trabalho. É uma fonte de distração, que o impossibilita de se focar em tarefas realmente importantes, que precisam ser concluídas.

 

Aqui tem 10 dicas para gerir o @, que farão com que se torne mais fácil gerir prioridades e ter mais tempo disponível, para si e para a sua equipa:

 


1.  Defina o tempo de resposta máximo e posicione quem necessita de o contactar desta forma que, após o envio do email, receberá resposta no máximo após x horas (12 h, 24h, por exemplo).

2.  Defina qual a melhor hora do dia para verificar o seu @. Por exemplo, a primeira hora da manhã, e após o almoço.

3.  Defina na sua agenda por defeito blocos de tempo para este efeito e respeite-os!

4.  As mensagens devem ser claras, curtas e concisas. Utilize bullets e evite demasiado texto que a torne de difícil compreensão.

5.  Coloque em CC apenas quem realmente necessita de ter conhecimento do assunto e sensibilize a sua equipa também para o fazer.

      Por certo que esta medida irá reduzir o número  de emails  recebidos

6.  Utilizado o Reply ALL só e apenas quando se trate de uma informação importante para todos. EVITAR na maioria dos casos!

7.  Crie Pastas no seu @ que o ajudarão a organizar-se, por exemplo por tema, departamento, destinatário, etc…

8.  Configure o seu @ para que as mensagens sejam redirecionadas para as respetivas pastas, através de regras definidas por si.

9.  Tire partido das funcionalidades disponíveis, como por exemplo o follow up, que lhe permite agendar determinadas ações, com envio de notificação para a data e hora definidas.

 

… e por último e não menos importante…

 

10.  Lembre-se que o @ não é um chat. Levante-se ou pegue no telefone e fale com o seu colega, e incentive os seus colaboradores a fazerem o mesmo! Uma conversa verbal de 5 minutos pode resolver uma situação, que se for por email poderá levar horas, senão dias!

 


Susana Bugalho
Business Coach

 

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Coach Susana Bugalho

Susana Bugalho

Licenciada em Contabilidade e Administração, com 18 anos de experiência acumulada na àrea de controlo de gestão e controlo financeiro em ambiente multinacional. Abraçou o business coaching com o intuito de participar ativamente na evolução e na reeducação empresarial, ajudando a criar empresas mais rentáveis, possibilitando uma vida mais equilibrada e feliz tanto para os seus donos como para as suas equipas.Através de planificação e identificação clara de ações a tomar, conte com o suporte e a motivação da coach Susana Bugalho para o mantêr focado nos seus objetivos e nas suas prioridades, alcançando o que realmente é importante na sua vida!

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