MillennialsWithSigns_480x430

Millennials – Um desafio ou uma oportunidade para a empresa?

Artigo é da autoria de Teresa Teles, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
23 Março 2018

Muito se tem falado sobre esta geração que hoje está apta como nunca para agarrar novos desafios. Uma geração que tem o mundo na ponta dos dedos e não tem paciência para esperar. Trata-se da geração mais informada de sempre, que viu os velhos dogmas do conformismo e da estabilidade profissional ser arrasada por uma crise financeira criada ainda antes de nascerem, mas que influenciou de forma directa as suas infâncias. Então como pedir a esta geração que se acomode? Como pedir a esta geração que corra o risco de ficar a trabalhar uma vida inteira e perder tudo de repente? Como pedir a esta geração que desista de viver os seus sonhos (e não lhes digam que vivem no mundo da lua porque são possíveis de realizar e eles sabem-no) e ignore as constantes ofertas que surgem vindas de toda e qualquer plataforma digital.

Longe vão os tempos em que um emprego oferecia segurança financeira. Esta é a geração que em média se mantém num emprego durante 7 meses. Sim, 7 meses! E porquê? Porque sabem que a vida é um caminho e a conquista de objetivos e sonhos. Se antigamente os sonhos passavam por estabilidade e uma aceitação da felicidade, hoje passam pelo crescimento pessoal e procura activa da felicidade e isso não se consegue sem mudança.

O desafio coloca-se portanto do lado da empresa que passou a registar um aumento na instabilidade e rotatividade de pessoal e isto obriga a uma reflexão mais profunda por parte dos empregadores, dos donos das empresas e das direcções ou coordenações. Se querem reter os melhores trabalhadores, que condições oferece?

  1. Porque é que alguém há de querer trabalhar na sua empresa?

Sim, é verdade que tem de existir uma retribuição ajustada à função, mas para reter os trabalhadores esse não é o ponto fulcral. Esse ficou definido na altura do recrutamento e se existirem reais oportunidades de crescimento, esse não será o caminho…

As pessoas querem fazer parte de algo maior. Será que a visão e missão da sua empresa inspira a tal? Será que é relevante, importante ou interessante que a nossa equipa passe a assumir orgulhosamente: eu trabalho no local X e nós estamos a revolucionar o mundo, o sector ou a vida de alguém?

  1. Como é o ambiente que existe na sua empresa?

Ou será que tem uma equipa que diz: eu sinto-me bem aqui, porque me revejo nos pontos de cultura da empresa? Será que criou o ambiente adequado para que esses mesmos pontos de cultura possam ser aplicados? Será que estes estão infundidos na equipa e difundidos pela organização através das acções ou apenas difundidos pelas paredes da organização sem, contudo, passarem para os comportamentos?

Por outras palavras, será que a cultura é vivida e partilhada por todos os que fazem parte da sua empresa?

  1. Quais são as oportunidades de crescimento que existem?

Será que os seus colaboradores, a sua equipa se sente valorizada e reconhece potencial de crescimento dentro da empresa? Então e da própria empresa? Será que existe formação adequada? Será que existe reconhecimento pelo trabalho desenvolvido?

Já referi a importância do crescimento pessoal para os millenials, mas será que só se aplica a eles?

  1. Que abertura existe para a comunicação?

Será que na sua empresa estão criadas as condições para que cada elemento da equipa se possa manifestar, sem julgamentos, sem críticas e permitindo um crescimento do indivíduo no seio da equipa?

Que mecanismos dispõe para que as pessoas comuniquem com o coração?

A nossa empresa é tão boa quanto as pessoas que lá trabalham, e os millenials vieram abrir uma porta que permite um salto evolucional das empresas. A mudança de paradigma foi extraordinária. Hoje as pessoas capazes estão dispostas a mudar de empresa sempre que não se sentem enquadradas. Hoje não se trata da esperança de se identificar, mas a certeza de que existem alternativas. Hoje a cultura deixou de ser uma ideia exposta nas paredes para passar a ser vivida e partilhada pelas pessoas. Cada vez mais não se trata do preço, mas do valor. Hoje é a cultura que retém.

Então, seja sincero. Como está realmente a tratar a sua equipa?

Se quiser saber até que ponto a sua equipa está comprometida com a sua empresa entre em contacto comigo por email para teresateles@actioncoach.com e eu terei todo o gosto em oferecer-lhe uma avaliação do nível de engagement sem qualquer custo.

Se achar que este artigo é uma mais valia para si não deixe de fazer um inquérito para perceber se a sua equipa está comprometida:

http://www.engageandgrow.pt/inquerito-gratuito/

Gostou deste artigo?
Saiba que é apenas a ponta do iceberg! Agora pode adquirir competências na liderança da sua equipa criando verdadeiramente sinergias entre todos os elementos; só assim vai obter o ingrediente mais importante de um negócio - a sua Cultura empresarial em que não é você que corre atrás da equipa mas a equipa que corre atrás dos resultados.

Descubra no ebook “Como atrair e construir uma equipa de sonho!”, as melhores estratégias para adquirir competências capazes de proporcionar uma melhoria significativa, na sua liderança e motivação das pessoas e equipas pelas quais é responsável.

 

Preencha os seus dados e tenha acesso imediato:

Partilhar:

Teresa Teles

Teresa Teles

Últimos artigos de Teresa Teles

Destaques

Agende já a sua sessão grátis

Experimente a nossa sessão de coach individual sem risco nem compromisso