Networking, uma ferramenta para o Sucesso

Emília Alves - 20/05/2019

Networking hoje é considerado uma ferramenta fundamental para o sucesso individual, baseado naquilo que o ser humano tem de intrínseco na sua vida em sociedade: criar redes de afiliação, de pertença, na senda de se tornar visível, de criar notoriedade, ampliando a sua imagem e a sua capacidade de intervenção a nível social e profissional.

 

A evolução do que é considerado networking tem sido algo desvirtuado ao longo das últimas décadas e sempre que se fala em networking relaciona-se a eventos específicos criados para o efeito…. Mas networking é muito mais do que isso!

 

Networking é cuidar da sua rede de contatos e de influência. Cuidar da rede significa manter uma relação de alguma proximidade, com determinada frequência ou mesmo aleatoriamente, e podemos pensar numa vertente pessoal/presencial ou, e cada vez mais, também online, ainda que eu advogue claramente a junção das duas vias para potenciar e fechar o seu círculo de comunicação e de influência.

 

Por outro lado, tem-se assistido a uma pulular de eventos criados especificamente a nível profissional para fazer networking, em que é pressuposto levar uma resma de cartões de visita e distribuí-los como rebuçados, por vezes sem muito critério e mesmo sem sentido, ficando com a sensação de que por se estar e ter falado com muita gente, se é um networker. De todo!

 

A nível profissional existem organizações profissionais de networking, em que se distingue uma organização que se celebrizou pela criação e implementação de grupos de empresários a nível internacional – Business Networking International – em que o seu Fundador, Dr Ivan Misner, aconselha iniciar um primeiro contacto de apresentação, com base em 5 questões chave:

 

1. O que é que gosta mais de fazer no seu trabalho?

2. O que é que o levou a iniciar este negócio?

3. Onde é que costuma fazer networking?

4. Quais são os seus maiores desafios?

5. Como é que eu o posso ajudar?

 

(Nunca devendo fazer-se esta pergunta se não se estiver mesmo disposto a ajudar e tenha um plano para o fazer)

Falar de networking é falar de interação entre pessoas, com o propósito de iniciar uma relação e criar sinergias, facilitando o relacionamento essencialmente a nível comercial, a partir do conhecimento das pessoas e das relações de confiança que se estabelecem nos diferentes contatos e à medida que se vão conhecendo e percebendo até que ponto os interesses se coadunam, e os pressupostos de ligação profissional podem estar claramente delineados.

 

Mas o que é um bom networker?

 

Um networker é um influenciador, indubitavelmente, que chama a atenção sobre si, o que faz, as suas capacidades, sem nunca falar de si próprio. Se colocar as questões certas ao seu interlocutor, não tem necessidade de falar de si, porque o questiona somente, porque o desafia a pensar em algo sobre o qual nunca ninguém o tinha questionado, e vai recordá-lo porque tocou nos seus interesses e nas suas preocupações. As suas palavras, se a sua linguagem corporal estiver em consonância com o que verbaliza, vão ressonar na sua mente e fazê-lo reflectir.

Um networker é alguém que se move naturalmente, questionando com atenção e escutando com interesse o seu interlocutor, e que mais tarde, se se criar uma relação de confiança, o pode vir a referenciar e ao seu negócio de uma maneira activa e desinteressada; dando e recebendo com base na lei do retorno desinteressado, porque existe confiança e se preconiza o crescimento de todos.

Em boa verdade não é isto que pretende como networker?

 

Aprenda como trabalhar menos e
ganhar mais em 4 simples passos

Preencha os dados a baixo para receber o nosso
E-book "Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente" no seu email..

Emília Alves

Emília Alves

Partilhar:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

4

Out

Lisboa

GrowthCLUB

O Maior Workshop Nacional de Planeamento e Gestão para Empresários