Artigo Gc Miguel Imagem

O que Controla as nossas Vidas?

Artigo é da autoria de Miguel Bragança, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
5 Janeiro 2021

O que controla as nossas vidas? O destino? Será que o nosso percurso é totalmente aleatório e não temos qualquer controlo sobre ele? Ou será ainda que somos nós que fazemos o nosso destino? 

Na realidade não quero entrar aqui numa discussão filosófica e prefiro adoptar uma perspetiva diferente sobre este tema e invocar uma palavra:  

RESPONSABILIDADE 

É uma palavra que, como muitas da Língua Portuguesa, deriva do latim e tem por base a incumbência que temos de responder; eu penso que independentemente de acharmos que não controlamos o destino (seja porque é aleatório ou porque já está escrito à partida) há algo que não podemos fugir: é bom que aceitemos a responsabilidade de responder pelas nossas vidas e pelas escolhas que fazemos (mesmo que a escolha seja “deixa andar”!) 

Aceitando este raciocínio como válido, porque não então pensar no que vem a seguir? Porque o que vem a seguir tem a ver com Sonhos; todos temos Sonhos (mesmo os que não querem admitir) e que podem ser para nós próprios e/ou para outros.  

Temos então até agora dois ingredientes: Responsabilidade e Sonhos 

E aqui chegamos a uma encruzilhada – se é dos que acha que não há nada a fazer então pode ficar por aqui: assuma a responsabilidade da sua escolha e sonhe e pode ser que aconteça – boa sorte! 

Os outros leiam o resto que vale a pena.  

Dos sonhos passamos ao horizonte temporal (vou simplificar aqui esta parte) e temos de lhes atribuir uma data:  

Objetivos = Sonhos com uma data definida 

E com isto a nossa responsabilidade vai crescendo: agora temos de definir as Aprendizagens, Formações, etc que tenho que ter para mim ou para quem me rodeia: familia, equipa, etc que são necessárias ter ou fazer para chegar aos objetivos (e até para escrever o passo seguinte que é o Plano) 

Sim isto aplica-se à sua vida profissional e pessoal! Quem o faz apenas para uma destas dimensões vai deparar-se com desequilíbrio e algo não vai correr bem…  

Uma componente fundamental dos Objetivos é serem SMART e sobre isso convido a ler este artigo.

Começamos depois a desenhar então um Plano com as principais ações que conduzem aos objetivos: quem faz o quê, quando e como   

Finalmente: tudo isto não vale nada se ficar quieto. Tem de se mexer, por as mãos na massa, errar, tentar outra vez, ajustar o plano, etc etc  

Concluindo: no momento em que assumimos a Responsabilidade pela nossa vida não como ignorar esta fórmula para o Sucesso: 

Sucesso = Sonhos x Objetivos x Aprendizagens x Plano x Ação  

Dá trabalho? Dá! É difícil? É!

É simples? Sim!! 

Se não quiser continuar a ignorar a fórmula de Sucesso, convido-o a juntar-se a nós nos próximos dias 7 e 8 de Janeiro no GrowthCLUB onde mais de 80 empresários abordam estes temas e planeiam 2021 de uma forma assertiva. 

A escolha é sua!  

Descubra as melhores estratégias para adquirir competências de liderança e motivar as suas equipas para o sucesso!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Como atrair e constuir uma equipa de sonho!”.

GESTÃO DE EQUIPAS

lm equipas ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Miguel Bragança

Últimos artigos de Miguel Bragança