Artigo Paraqueservebusinesscoach

Para que serve um Business Coach?

Artigo é da autoria de Miguel Bragança, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
20 Janeiro 2021

A primeira coisa que lhe virá à cabeça com este título poderá ser “mas que raio é um Business Coach?” ou “mas agora há coaching para tudo?”. Bom, ambas as perguntas são válidas! Pode dizer-se que o Business Coaching foi “inventado” por Bradley Sugars em 1993 na Austrália, existindo há quase 30 anos. E não, não sou daqueles que acha que o Coaching serve para tudo – pode ser necessário em determinadas situações e, como estilo de liderança, é uma ferramenta fundamental para o Gestor enquanto Líder. Assim, pronuncio-me sobre Business e Executive Coaching, mas não vou falar aqui sobre outras formas de coaching.  

Então falemos do Business Coach! Para que serve? A pergunta deverá ser mais “Para quem serve?”. 

A resposta sucinta é: “Para todos os empresários”. Na realidade, é uma resposta mais longa do que isso e eu dou-lha já de imediato: 

O Business Coach é adequado para empresários que precisam de trabalhar as várias competências de Gestão, que se preocupam com a sua equipa, que gostam de aprender e que têm empresas lucrativas com rápido crescimento. 

A pior descrição que alguém pode fazer sobre Business Coaching é a de que vai “ajudar” o empresário ou algo do género. Nós, Business Coaches, não estamos aqui para ajudar. Estamos aqui para treinar empresários a alcançar a alta performance, com impactos massivos para o seu negócio e consequentemente para a sua vida pessoal também. Pela minha experiência, só 1 em 10 está preparado para, em conjunto comigo, fazer o seguinte:  

  1. Traçar objetivos SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, traduzíveis em resultados e específicos no tempo); 
  2. Definir um plano; 
  3. Executar o que está planeado; 
  4. Prestar contas semanalmente; 
  5. Ler/ouvir um livro semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente (menos do que isso eu não aceito); 
  6. Participar em webinars e cursos. 

Na realidade, e também pela minha experiência como Business Coach, os empresários que já trabalharam por conta de outrem sabem bem a importância de prestar contas a alguém – quando temos que o fazer, quando temos que escrever um relatório, verbalizar como vamos dar a volta a um desafio, etc. É aí que surgem caminhos alternativos, é quando fazemos as coisas acontecer! Quando escolhemos (porque é uma escolha) prestar contas a alguém, estamos a prestar contas a nós próprios, ou seja, é como se estivéssemos a olhar para o espelho e a confrontar-nos com as decisões que temos de tomar naquele momento.  

Business Coaching é uma atividade que leva as pessoas para onde elas querem ir, através de perguntas e ação, com resultados massivos no negócio e na vida. Os objetivos, o plano, as escolhas em cada momento e a execução são da total responsabilidade do empresário e é essa consciência que trazemos todas as semanas à ActionCOACH, aos empresários com quem trabalhamos.  

Portanto, penso que é claro: da próxima vez que pensar em Business Coaching não pense que isso é para os que têm empresas falidas e que precisam da ajuda para fazer um “turn around” ou algo semelhante. Infelizmente não é (e acredite que já tentei fazer isso e não funciona com business coaching…); e sim, não é nada fácil ter um Business Coach, mas é simples! Normalmente será alguém: 

  • Exigente; 
  • Focado; 
  • Diz-lhe o que precisa de ouvir (não necessariamente o que quer ouvir); 
  • Faz-lhe perguntas que o põe realmente a pensar em soluções (nem sempre fáceis); 
  • Que lhe vai pedir contas. 

Pense bem: no ginásio quer um Personal Trainer que seja fofinho consigo ou exigente? Que seja alguém que caso não apareça no treino, não lhe diz nada?  

Mas claro, nunca poderá ser alguém inflexível, pois tudo na vida segue uma regra 80/20: 80% é sistema e 20% tem de ser humanizado. 

Tal como no ginásio, pode escolher estar num programa em self service (e normalmente está lá três meses e desiste) ou então se realmente quer resultados à séria, procura um Personal Trainer! O Business Coach é o Personal Trainer para si e para a sua empresa.  

Caro leitor, após a minha explicação, se é um dos empresários que sente que o Business Coaching faz todo o sentido, basta marcar um diagnóstico com a ActionCOACH clicando aqui – e um dos nossos PTs (perdão, Business Coaches!) vai definir consigo qual a melhor forma de chegar onde quer! 

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Miguel Bragança

Últimos artigos de Miguel Bragança