Actioncoachlisboa Prestarcontas 06

Prestar contas, um processo natural

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
6 Fevereiro 2020

Prestar contas é um processo natural de quem assume a responsabilidade e lidera a sua vida! Parece fácil mas, se pensar bem, não estamos muito habituados a prestar contas natural e espontaneamente. Aliás, ouvimos frequentemente o termo prestação de contas a nível empresarial como uma obrigatoriedade, com prazo específico para ser efetuado e com penalizações concretas se não for feito. Todavia, todos prestamos contas todos os dias e é disto que trata o coaching e, muito especificamente, o business coaching.

A vida em comunidade, em sociedade, pressupõe relacionamentos em que prestamos contas aos mais diversos níveis, familiar, social e empresarial, como um processo natural de responsabilidade de cada um de nós perante si próprio e perante os outros. A nível empresarial, a prestação de contas está facilitada por toda uma estrutura de reporting, entre os diversos níveis da hierarquia ou nas task forces em rede, com regras próprias e prazos, facilitando a sua execução, sendo os rituais dentro da organização, como, por exemplo, as reuniões, momentos privilegiados de prestação de contas.

Já tinha pensado nisto em relação à sua empresa?

Como empresário, a quem presta contas?

Ou espera, simplesmente, que lhe prestem contas a si por ser o chefe?

Ou, em vez de prestar contas, pede contas?

O facto de existir obrigatoriedade de prestação de contas, não significa que esta seja bem feita. O que quero dizer, exatamente, é que infelizmente é comum que seja o superior hierárquico a pedir contas e a partir daí exista esta prestação e não, como deve acontecer, ser aquele que tem a obrigação de o fazer se voluntarie e preste contas de uma forma natural, em sede própria e em devido tempo.

Prestar contas significa que tem sistemas implementados que facilitam o processo, de uma maneira clara e em sede própria.

Prestar contas é liderar pelo exemplo, um processo de responsabilidade individual e social, na senda da realização de objetivos e cumprimento de planeamento estratégico, na concretização da missão individual e coletiva.

Prestar contas irá ajudá-lo a obter resultados mais facilmente, fluindo na assunção da sua responsabilidade e com menor esforço e muito mais satisfação, tornando a sua vida empresarial muito mais fácil e mais agradável!

Prestar contas é basilar no processo de business coaching, em que presta contas ao seu coach e, muito importante, em que vai implementar o sistema de prestação de contas na sua equipa/empresa!

Se não tem um business coach e precisa de ajuda, não hesite em contactar-me!

Descubra as melhores estratégias para adquirir competências de liderança e motivar as suas equipas para o sucesso!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Como atrair e constuir uma equipa de sonho!”.

GESTÃO DE EQUIPAS

lm equipas ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Emília Alves

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, Inglês e Alemães, aprofundando a área da formação através de uma Pós-graduação e Certificação em Liderança Estratégica por Valores e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e Coach certificada. Carpe diem é o seu motto e sente que gostaria de ter muitos anos de vida para fazer tudo aquilo que gostaria de fazer como pessoa e como Coach, na senda da excelência e da maximização do seu potencial e dos seus coachees.

Últimos artigos de Emília Alves