BLOG

Resoluções 3 D

30 Dezembro 2019

Actioncoachlisboa Resolucoes

Resoluções 3 D

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

Na última semana do ano ou estamos a partir para uma breve e merecida pausa ou mesmo umas desejadas férias há muito programadas e que agora nos estão a impactar os últimos dias de trabalho na ânsia de deixar tudo feito,  ou estamos na correria para terminar uma série de compromissos até dia 31, como se realmente acreditássemos que no próximo ano as coisas vão ser diferentes, porque vamos ser diferentes…. Só você é que acredita nisso!

Mas é este o seu compromisso? A sério? Ou as suas resoluções não sobrevivem às bolhinhas do primeiro gole de champanhe na passagem do Ano? 12 passas, 12 badaladas, 12 sonhos e desejos, que só se irão materializar se forem acompanhados por resoluções 3D: disciplina, drive e determinação, imprescindíveis para que o seu estilo de liderança possa ressonar intensamente e para que a sua vida MUDE e que se transforme naquilo que quer para si a nível pessoal e profissional. Adicionalmente irá percepcionar o impacto que o seu exemplo vai ter naqueles com quem interage diariamente a todos os níveis; na sua família, no seu grupo de amigos ou de afiliação e na sua vida profissional.

Somos o que o pensamos, assumimos as escolhas que fazemos e se este ano assume que quer uma liderança 3 D para a sua vida, não hesite, e até ao fim do ano analise estes 3 fatores:

Disciplina

A base da ação, está assente nos nossos hábitos, que, por sua vez, estabelecem as rotinas e dão estabilidade ao quotidiano. Sem rotinas seria o caos, pois teríamos que tomar decisões a par e passo, o que seria uma canseira e uma perda de tempo.

Os hábitos dão-nos tranquilidade, estabilidade e velocidade. Mas será que tens os hábitos corretos para si, que lhe facilitam a sua vida e daqueles que o rodeiam?

Comece por analisá-los e perceber como os poderia tornar mais adequados ao seu estilo de vida. Hábitos mudam-se, se quiser e investir cerca de um mês, conscientemente, a alterá-los ou a adquirir um novo.

Comece por pensar no que quer com a alteração de um hábito ou a criação de um hábito novo, sempre interligado com o benefício que vai ter. Abandone os hábitos que puxam para trás, o prendem a uma zona de conforto sem sentido e sem resultados.

Já está a pensar nalgum hábito específico?

Então de que está à espera? Inicie já o processo de alterar e transformá-lo num novo hábito, uma nova rotina. Se se tiver os hábitos certos vai conseguir planear e cumprir e um hábito de nada serve se não o levar à ação, a proporcionar-lhe aquilo que quer ter.

Drive

As minhas desculpas por usar aqui um anglicismo, mas não encontro em português a palavra que traduza este modo de sentir.

Drive, para mim, é aquilo que me faz saltar da cama diariamente com um fim em mente, um sorriso de gratidão e motivada para agir e chegar aos meus objetivos do dia, da semana, do mês, do ano… que me faz parar para pensar, planear e agir. E mais importante, que me faz SONHAR!

Drive é aquele gut feeling de bem estar, de quem está seguro do que quer, mesmo que não saiba ainda bem como lá chegar e dos recursos que vai precisar, mas que tem a sensação e a certeza de que vai alcançar: não trilhe os caminhos que os outros construíram, construa o seu próprio trilho e sinta-se feliz por isso!

Determinação

E sim, determinação é o que o vai fazer seguir em frente e a ser disciplinado, que vai alimentar o seu drive  e que o irá fazer olhar para a sua zona de conforto como um local de descanso onde se vai re-energizar e descansar, como um longe de aeroporto: uma pausa que antecipa um novo voo para o destino que escolheu.

Pessoas determinadas são pessoas focadas no objetivo final, seguras da sua vontade e que querem ser a melhor versão de si mesmas. Dá trabalho, dá, mas vale sempre a pena!

Concorda?

Então não hesite e partilhe comigo ou com o seu Coach as suas resoluções 3 D. Com ele será certamente mais fácil pô-las em prática e tenha o Melhor Ano da sua Vida em 2020!

Emília Alves

Emília Alves

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, Inglês e Alemães, aprofundando a área da formação através de uma Pós-graduação e Certificação em Liderança Estratégica por Valores e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e Coach certificada. Carpe diem é o seu motto e sente que gostaria de ter muitos anos de vida para fazer tudo aquilo que gostaria de fazer como pessoa e como Coach, na senda da excelência e da maximização do seu potencial e dos seus coachees.

Últimos artigos de Emília Alves

Partilhar:

Destaques

Agende já a sua sessão grátis

Experimente a nossa sessão de coach individual sem risco nem compromisso