Artigo Para 6 Passos Imagem

Seis meses depois

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
25 Setembro 2020

E já passaram 6 meses desde o início da pandemia e o fim do ano aproxima-se. Já pensou como vai encarar este último trimestre e como vai fechar 2020?

A realidade mudou. Estamos numa realidade diferente; volátil, ambígua, incerta, complexa… tudo aquilo que lhe queira chamar, mas isso não altera a realidade dos factos e a única certeza: vai ter que viver e lidar com ela! Perante factos, resta-nos encará-los de frente e começar a trabalhar para fechar o ano da melhor maneira possível, aprendendo a par e passo e desafiando-nos a fazer melhor, porque somos melhores, alterando o que é preciso e sendo cada vez mais flexíveis e atentos.

A mudança de paradigma obriga-nos a alterar internamente e adaptarmo-nos à alteração do meio ambiente em que vivemos. Já pensou quantas crenças, fortemente enraizadas, teve que alterar em relação a si próprio e aos outros? Em relação à maneira como trabalhava e se movia nos seus círculos pessoas e profissionais?  E a adaptação e readaptação que teve que fazer a uma nova envolvente, altamente condicionada por restrições de comportamento e comunicação?

Pois é, é a vida!

Esqueça todas as notícias negativas e pessimistas. Deixe de ver notícias hora a hora e deixe de mergulhar em ondas negativas de informação e desinformação das redes sociais e invista em si!  Questione-se:

  • o que é que eu aprendi até agora com a evolução desta crise?
  • o que é que eu melhorei e o que é que me pode fazer evoluir?
  • como é que posso liderar num ambiente tão desafiante e que condiciona  diariamente as minhas escolhas?
  • que tipo de leader é que eu quero ser, estando a liderar equipas em teletrabalho ou presencialmente?
  • que condições estou a proporcionar às minhas equipas e que tipo de prestação de contas estamos a fazer?
  • onde é que dev0o investir para prosperar? Sobreviver, não chega!

E a lista de perguntas poderia continuar. Deixo-lhe a missão de as completar, de acordo com o seu sentir e a sua realidade actual. Somos o que pensamos e as escolhas que fazemos. As nossas decisões pautam as nossas acções e a primeira escolha é a de aprender para enfrentar o quotidiano, tornando-nos cada vez melhores, e com a disciplina necessária para não deixarmos de estar focados nos nossos objetivos primordiais. A relação entre disciplina e foco é que lhe vai permitir aprender, crescer, desenvolver-se e promover o desenvolvimento das suas equipas.

Disciplina é o que vai diferenciar entre o que planeia e o resultado da execução. Falhar planear, é planear o falhanço, mas um plano nunca é suficiente e é a disciplina que vai levar à sua implementação. Decisões sem disciplina não resultam! Disciplina permite-nos manter o foco e entrar em ação.

Já tinha pensado sobre isto?

Se esta reflexão faz sentido para si, e se quiser enviar os seus comentários, terei todo o gosto em responder-lhe: emiliamalves@actioncoach.com e continuar a conversar consigo. Além disso, deixo-lhe o convite para o webinar que vou realizar dia 08 de Outubro sobre este tema.

Até lá!

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Emília Alves

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, Inglês e Alemães, aprofundando a área da formação através de uma Pós-graduação e Certificação em Liderança Estratégica por Valores e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e Coach certificada. Carpe diem é o seu motto e sente que gostaria de ter muitos anos de vida para fazer tudo aquilo que gostaria de fazer como pessoa e como Coach, na senda da excelência e da maximização do seu potencial e dos seus coachees.

Últimos artigos de Emília Alves