
DISC – Entenda os Comportamentos da sua Equipa em situação de Crise
Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
27 Maio 2020
Esta crise ao contrário de outras pelas quais já passámos, afetou-nos de uma forma extremamente rápida e está a ter implicações profundas na forma como gerimos as nossas empresas, as nossas equipas, a forma como trabalhamos, como nos dedicamos aos nossos clientes, à nossa comunidade, à nossa família, aos nossos amigos…
O mais importante de tudo, neste momento é controlar da melhor forma possível o nosso Tempo, gerindo prioridades e tendo sempre em consideração pilares fundamentais e transversais a todos nós como a Saúde, as Relações, o Dinheiro e o nosso Propósito de Vida… o nosso WHY que nos dias que correm, é com certeza um bom tema de meditação.
É igualmente importante mantermos uma Comunicação Eficaz e Positiva com todos: Família, Equipa, Clientes, Fornecedores, Comunidade em geral!
Comunicação esta que, inevitavelmente terá de ser feita à distância, com todos os desafios que lhe são inerentes, tendo consciência de que é importantíssima, que tem de ser feita ainda com mais intensidade, maior assertividade e clareza, assegurando que a mensagem é passada e compreendida, sem descurar o que eu considero ser a Chave da Comunicação neste momento delicado: a Sensibilidade.
Tão rápida quanto esta crise, terá de ser a capacidade de decisão e adaptação dos nossos gestores e das suas equipas. Considero que um dos maiores desafios é precisamente manter as equipas focadas durante este período de teletrabalho, manter a empresa controlada e assegurar uma capacidade de resposta adequada aos seus clientes, assumindo um compromisso de sobrevivência – dando a continuidade possível à atividade durante este período critico, mas também um compromisso de prosperidade – investindo na ideia de fortalecer a ligação com os Clientes, com a Comunidade e muito importante fortalecer os processos internos que irão garantir uma consistência na entrega do seu produto\serviço, tão desejada e exigente nos tempos que correm, e que colocarão a sua empresa em vantagem, num futuro muito próximo. O mais importante além de mudar e adaptar, perante uma crise, é em seguida aprimorar a eficiência!
Ultrapassar este desafio de gestão de equipas, implica apostar fortemente na Comunicação como já referi, e uma das ferramentas mais importantes para potenciar a Comunicação é a utilização do Perfil Comportamental DISC.
Sabemos que, no dia-a-dia, os nossos colaboradores se comportam de forma diferente uns dos outros, num ambiente de trabalho que é conhecido por todos, e onde todos estão perfeitamente adaptados.
Numa situação de crise e adaptação repentina, como a que estamos a viver neste momento, é expectável que essas diferenças sejam ainda mais acentuadas ou, inclusive que se verifiquem comportamentos completamente diferentes do habitual, que ainda lhe provocarão a si maior dificuldade em lidar com as situações e manter a equipa unida e focada.
Isto ocorre devido à enorme pressão, à necessidade de mudança rápida e à adaptação dos diferentes perfis comportamentais face ao novo “meio ambiente”, no qual as suas pessoas são agora “obrigadas” a ter de desempenhar as suas funções, com todas as condicionantes que esta nova realidade implica.
O seu papel, mais do que nunca, terá de ser o de um Líder, tendo a Comunicação como base, pelo que é imprescindível reconhecer em cada um dos seus colaboradores quais as necessidades, emoções e medos que estão muito associados a cada um dos perfis comportamentais DISC, bem como estar preparado para reações inesperadas a que pode estar sujeito, pois as reações imediatas a uma situação de stress extremo são respostas emocionais e não racionais.
No quadro abaixo, poderá analisar resumidamente quais os receios de cada perfil, quais as reações que poderá esperar e quais as suas necessidades, para que mais facilmente se possa adaptar:

Conheça os perfis comportamentais DISC da sua equipa e… não se esqueça do fundamental: O SEU PERFIL!!
Analise o seu relatório de perfil comportamental DISC, identifique quais os seus comportamentos mais comuns, e quais os adotados em momentos de stress e de crise. Mais importante do que conhecer o perfil dos seus colaboradores é o conjuga-los com o seu perfil, pois permitir-lhe-á uma maior adaptabilidade, facilidade eme comunicar.
Nós julgámo-nos com base na nossa Intenção, porém o outro julga-nos com base no nosso Comportamento.
E por vezes a nossa Intenção e o nosso Comportamento não estão alinhados, nomeadamente em situações de crise…
Se quiser saber mais sobre Perfis Comportamentais DISC e quais as suas aplicações, consulte www.actioncoachlisboa.pt/assessments-online, ou entre em contacto comigo via email susanabugalho@actioncoach.com, ou mensagem.
Ebook Grátis
Gestão de Equipas
Descubra as melhores estratégias para adquirir competências de liderança e motivar as suas equipas para o sucesso!
Preencha os dados para receber o nosso eBook “Como atrair e constuir uma equipa de sonho!”.

Partilhar: