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DISC – Entenda os Comportamentos da sua Equipa em situação de Crise

Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
27 Maio 2020

Esta crise ao contrário de outras pelas quais já passámos, afetou-nos de uma forma extremamente rápida e está a ter implicações profundas na forma como gerimos as nossas empresas, as nossas equipas, a forma como trabalhamos, como nos dedicamos aos nossos clientes, à nossa comunidade, à nossa família, aos nossos amigos…

O mais importante de tudo, neste momento é controlar da melhor forma possível o nosso Tempo, gerindo prioridades e tendo sempre em consideração pilares fundamentais e transversais a todos nós como a Saúde, as Relações, o Dinheiro e o nosso Propósito de Vida… o nosso WHY que nos dias que correm, é com certeza um bom tema de meditação.

É igualmente importante mantermos uma Comunicação Eficaz e Positiva com todos: Família, Equipa, Clientes, Fornecedores, Comunidade em geral!

Comunicação esta que, inevitavelmente terá de ser feita à distância, com todos os desafios que lhe são inerentes, tendo consciência de que é importantíssima, que tem de ser feita ainda com mais intensidade, maior assertividade e clareza, assegurando que a mensagem é passada e compreendida, sem descurar o que eu considero ser a Chave da Comunicação neste momento delicado: a Sensibilidade.

Tão rápida quanto esta crise, terá de ser a capacidade de decisão e adaptação dos nossos gestores e das suas equipas. Considero que um dos maiores desafios é precisamente manter as equipas focadas durante este período de teletrabalho, manter a empresa controlada e assegurar uma capacidade de resposta adequada aos seus clientes, assumindo um compromisso de sobrevivência – dando a continuidade possível à atividade durante este período critico, mas também um compromisso de prosperidade – investindo na ideia de fortalecer a ligação com os Clientes, com a Comunidade e muito importante fortalecer os processos internos que irão garantir uma consistência na entrega do seu produto\serviço, tão desejada e exigente nos tempos que correm, e que colocarão a sua empresa em vantagem, num futuro muito próximo. O mais importante além de mudar e adaptar, perante uma crise, é em seguida aprimorar a eficiência!

Ultrapassar este desafio de gestão de equipas, implica apostar fortemente na Comunicação como já referi, e uma das ferramentas mais importantes para potenciar a Comunicação é a utilização do Perfil Comportamental DISC.

Sabemos que, no dia-a-dia, os nossos colaboradores se comportam de forma diferente uns dos outros, num ambiente de trabalho que é conhecido por todos, e onde todos estão perfeitamente adaptados.

Numa situação de crise e adaptação repentina, como a que estamos a viver neste momento, é expectável que essas diferenças sejam ainda mais acentuadas ou, inclusive que se verifiquem comportamentos completamente diferentes do habitual, que ainda lhe provocarão a si maior dificuldade em lidar com as situações e manter a equipa unida e focada.

Isto ocorre devido à enorme pressão, à necessidade de mudança rápida e à adaptação dos diferentes perfis comportamentais face ao novo “meio ambiente”, no qual as suas pessoas são agora “obrigadas” a ter de desempenhar as suas funções, com todas as condicionantes que esta nova realidade implica.

O seu papel, mais do que nunca, terá de ser o de um Líder, tendo a Comunicação como base, pelo que é imprescindível reconhecer em cada um dos seus colaboradores quais as necessidades, emoções e medos que estão muito associados a cada um dos perfis comportamentais DISC, bem como estar preparado para reações inesperadas a que pode estar sujeito, pois as reações imediatas a uma situação de stress extremo são respostas emocionais e não racionais.

No quadro abaixo, poderá analisar resumidamente quais os receios de cada perfil, quais as reações que poderá esperar e quais as suas necessidades, para que mais facilmente se possa adaptar:

Disc Tabela

Conheça os perfis comportamentais DISC da sua equipa e… não se esqueça do fundamental: O SEU PERFIL!!

Analise o seu relatório de perfil comportamental DISC, identifique quais os seus comportamentos mais comuns, e quais os adotados em momentos de stress e de crise. Mais importante do que conhecer o perfil dos seus colaboradores é o conjuga-los com o seu perfil, pois permitir-lhe-á uma maior adaptabilidade, facilidade eme comunicar.

Nós julgámo-nos com base na nossa Intenção, porém o outro julga-nos com base no nosso Comportamento.

E por vezes a nossa Intenção e o nosso Comportamento não estão alinhados, nomeadamente em situações de crise…

Se quiser saber mais sobre Perfis Comportamentais DISC e quais as suas aplicações, consulte www.actioncoachlisboa.pt/assessments-online, ou entre em contacto comigo via email susanabugalho@actioncoach.com, ou mensagem.

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Coach Susana Bugalho

Susana Bugalho

Licenciada em Contabilidade e Administração, com 18 anos de experiência acumulada na àrea de controlo de gestão e controlo financeiro em ambiente multinacional. Abraçou o business coaching com o intuito de participar ativamente na evolução e na reeducação empresarial, ajudando a criar empresas mais rentáveis, possibilitando uma vida mais equilibrada e feliz tanto para os seus donos como para as suas equipas.Através de planificação e identificação clara de ações a tomar, conte com o suporte e a motivação da coach Susana Bugalho para o mantêr focado nos seus objetivos e nas suas prioridades, alcançando o que realmente é importante na sua vida!

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